Contrato de compra e venda - sem estipulação de venda a crédito Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Contrato de compra e venda - sem estipulação de venda a crédito

Últimos Posts

Contrato de compra e venda - sem estipulação de venda a crédito

Contrato de compra e venda
Contrato de compra e venda - sem estipulação de venda a crédito - Foto Estoque PowerPoint




Explicações Iniciais

Primeiramente, contrato, no geral, é a formalização de um acordo de vontades, feito entre duas ou mais pessoas, sobre um objeto determinado, criando, modificando ou extinguindo direitos e obrigações. Isso, obedecendo o ordenamento jurídico pertinente.

Assim, através do contrato as pessoas, chamadas contratantes, definem a forma como deve ser cumprido o acordo entre elas, através de cláusulas específicas, baseadas na legislação brasileira.

Sobre o contrato de compra e venda - sem estipulação de venda a crédito

Não sendo a venda a crédito, o vendedor não é obrigado a entregar a coisa antes de receber o preço. Essa é a ordem do artigo 491, do Código Civil. 

Isso, uma vez que, o Código Civil prevê, no artigo 481, que, pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro. 

Ou seja, a ordem legal garante ao vendedor o direito de entregar seu bem, apenas, após o cumprimento da obrigação, assumida pelo comprado, de pagamento a vista.

Reflexão Interessante

Com efeito, é válida a reflexão de que, a condição de pagamento em dinheiro conduz ao entendimento de que, na verdade, a intenção legal é marcar o cumprimento imediato da obrigação de pagar. 

Nesse sentido, necessariamente, o pagamento não precisa ser em espécie, através da entrega, ao vendedor, de papel moeda, mas, de qualquer forma de pagamento imediato; como, por exemplo, através de transferência bancária.

Dessa forma, a lei e as explicações acima respondem à pergunta feita no início dessa postagem. Com efeito, qualquer outra explicação irá além do limite da resposta. 

Efetivamente, o objetivo dessa publicação é esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e direta.

Nesse blog, também, são publicados textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos

Além disso, também, são publicados textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo.  Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.