Penhora de apartamento, considerado bem de família, para pagamento de dívida de condomínio Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Penhora de apartamento, considerado bem de família, para pagamento de dívida de condomínio

Últimos Posts

Penhora de apartamento, considerado bem de família, para pagamento de dívida de condomínio

Membros de família ao ar livre
Membros da família ao ar livre - Foto: Freepik

Sobre o Bem de Família

Bem de Família é uma parte do patrimônio de pessoas que são casadas; ou seja, os cônjuges, ou de entidade familiar, que não pode servir para pagamento de dívida. Esse é o conceito a partir do artigo 1.711, do Código Civil.

Porém, o conceito de impenhorabilidade de bem de família abrange, também, o imóvel pertencente a pessoas solteiras, separadas e viúvas. Essa é a ordem da Súmula 364 do STJ.

Legislação

Nesse momento, o nosso Código Civil, determina, no artigo 1.711, que: "Podem os cônjuges, ou a entidade familiar, mediante escritura pública ou testamento, destinar parte de seu patrimônio para instituir bem de família, desde que não ultrapasse um terço do patrimônio líquido existente ao tempo da instituição, mantidas as regras sobre a impenhorabilidade do imóvel residencial estabelecida em lei especial".

Além disso, o terceiro poderá igualmente instituir bem de família por testamento ou doação, dependendo a eficácia do ato da aceitação expressa de ambos os cônjuges beneficiados ou da entidade familiar beneficiada. Essa é a ordem do parágrafo único, do artigo 1.711, do Código Civil.

A lei especial que trata sobre a impenhorabilidade do bem de família é a 8009/90 e determina expressamente no artigo 1º que: "O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei".

Possibilidade de Penhora do Bem de Família

O bem de família não está isento de execução de despesas de condomínio; ou seja, esse imóvel pode ser penhorado, para pagamento de dívida, perante o condomínio formado no prédio onde está localizado.

Nesse sentido, o artigo 1.715, do Código Civil, determina expressamente: “O bem de família é isento de execução por dívidas posteriores à sua instituição, salvo as que provierem de tributos relativos ao prédio, ou de despesas de condomínio”.

Final

Por fim, nesse blog estão postados outros textos sobre Bens, o objetivo de esclarecer dúvidas do dia a dia de todos, de forma clara e direta. Assim, para saber outras informações interessantes sobre esse tema Clique Aqui

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.