Decisão do STJ - não é possível a manutenção de quiosques e trailers instalados sobre calçadas sem a regular aprovação estatal - Blog Ana Lucia Nicolau - Advogada Decisão do STJ - não é possível a manutenção de quiosques e trailers instalados sobre calçadas sem a regular aprovação estatal -

Últimos Posts

Decisão do STJ - não é possível a manutenção de quiosques e trailers instalados sobre calçadas sem a regular aprovação estatal -

Manutenção de quiosques e trailers instalados sobre calçadas


Manutenção de quiosques e trailers instalados sobre calçadas. Esse é o tema dessa postagem. Mais especificamente; Decisão do STJ entendendo que não é possível a manutenção de quiosques e trailers instalados sobre calçadas, sem a regular aprovação estatal.

Sobre a decisão

Interessante decisão, tomada pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça, REsp 1.846.075-DF, entendendo que, não é possível a manutenção de quiosques e trailers instalados sobre calçadas sem a regular aprovação estatal. Pois, a calçada é bem público de uso comum do povo.

Sobre o entendimento do julgado

Nesse sentido, o entendimento foi o de que, calçadas integram o mínimo existencial de espaço público dos pedestres, a maioria da população. Na qualidade de genuínas artérias de circulação dos que precisam ou preferem caminhar, constituem expressão cotidiana do direito de locomoção.

Com efeito, ficou marcado, na decisão que, no Direito, calçadas compõem a família dos bens públicos, consoante o art. 99, I, do Código Civil. O Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro distingue entre calçada e passeio. Juridicamente falando, as duas noções são próximas; e a distinção, tênue, pois o legislador qualificou o passeio como "parte da calçada". Contudo, o que se vê geralmente é a brutal apropriação de calçadas para usos particulares destituídos de função ou benefício social, atributo inseparável da classe dos bens públicos.

Final

Por fim, a advogada Ana Lucia Nicolau tem esse site que oferece ao leitor ou à leitora textos nas áreas do Direito Civil, no que diz respeito à pessoa, à família, à herança, aos bens, às obrigações individuais e solidárias e aos contratos. Além disso, também, estão presentes textos na área do Direito do Consumidor, nas relações de consumo. Certamente, o objetivo principal é conseguir esclarecer as dúvidas do leitor ou da leitora, de forma clara e objetiva. Assim, para saber outras informações interessantes sobre assuntos jurídicos Clique Aqui. Para visitar o canal da Advogada Ana Lucia Nicolau no YouTube Clique aqui.

Gostou do tema dessa postagem? Se quiser, deixe seu comentário no formulário abaixo. Os comentários, antes de publicados, passam por moderação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

 ESTE BLOG ESTÁ PASSANDO POR UMA REFORMULAÇÃO VISUAL E TEXTUAL.